Entrevista com 1º lugar na PC RR – Perito Criminal – Jadson dos Santos

Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Qual sua idade? De onde você é? Qual sua formação?

Meu nome é Jadson Queirós nasci em Natal, capital do Rio Grande do Norte, em que moro até o presente momento. Me formei em geologia em 2016, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

 

O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?

Sou filho de pais servidores públicos, cresci vendo o comprometimento deles em prestarem o serviço de qualidade a população. Tenho um irmão e uma irmã que também decidiram seguir carreira no serviço, todos nós influenciados pelos nossos pais.

 

Durante sua caminhada como concurseiro(a), você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?

Comecei a estudar para concursos em de 2017. Na época, estudava para qualquer cargo da área policial com o intuito de conseguir alguma aprovação de imediato e poder subsidiar financeiramente meus estudos. Nesse mesmo ano, passei para Policial Penal do RN e permaneci trabalhando e estudando, até em então. Por ter uma escala mais flexível em regime de trabalho de 2 dias (48 horas) diretos e folgar 6 dias, consegui aproveitar bem as folgas para dedicar integralmente ao foco dos estudos voltado para os concursos de Perito Criminal.

Paralelamente aos estudos para concursos, ingressei no mestrado na UFRN e na especialização na PUC no ano de 2018. Esse período foi o que mais tive que manter a mente sã e conseguir equilibrar os estudos, que já estavam em uma carga horária alta, com o trabalho.

Em 2022, consegui reduzir boa parte da carga de trabalho, finalizei as formações acadêmicas complementares e resolvi dedicar por completo aos concursos para Perito Criminal.

 

Quantos e em quais concursos já foi aprovado(a)?

Até o momento, fui aprovado em 4 concursos:

Polícia Penal do Rio Grande do Norte – RN

Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina – SC

Polícia Científica de Roraima – RR

Prefeitura de Santana de Parnaíba – SP

Além disso, estou aprovado em 9º lugar no resultado preliminar da prova objetiva da Politec do Amapá.

 

Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados?

No primeiro momento, a sensação é de alívio e gratidão. Quem é concurseiro sabe o quanto nos dedicamos, deixamos de compartilhar momentos com os amigos e familiares para estarmos focados no concurso.

No segundo momento, a sensação é de que grandes poderes, geram grandes responsabilidades. Por já pertencer ao serviço público há alguns anos, sei o papel importante que desempenhamos na sociedade, as responsabilidades que temos como servidores em darmos o nosso melhor no trabalho. Tudo isso faz com que você junte o alívio, a gratidão e a empolgação em poder entregar o seu melhor para aquele cargo que você tanto se dedicou.

 

Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?

Eu sempre fui um cara que gostava de sair para andar, comer alguma coisa, conhecer novos restaurantes, cinemas e etc, mas a dedicação aos estudos fez com que tudo isso diminuísse bastante.

É natural que a intensificação nos estudos te isole um pouco do convívio social. Aqueles momentos nos finais de semana dedicados aos amigos e familiares acabam se tornando cada vez mais raros. Porém, ao mesmo tempo temos em mente que é algo passageiro, que tudo valerá a pena e serve como combustível para corrermos atrás da aprovação com mais afinco.

 

Você é casado(a)? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro(a)? Se sim, de que forma?

Eu namoro, moro só e não tenho filhos. Minha mãe e minha namorada sempre me apoiaram muito na caminhada. A minha namorada sempre foi extremamente compreensiva em entender que o estudo para concurso acaba tomando boa parte do nosso tempo, que muitas vezes nos esgota psicologicamente.

Já a minha mãe sempre foi muito parceira comigo em topar viajar para todos os estados que eu ia fazer prova, além de todo suporte psicológico e moral que sempre me deu.

 

Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior? (Se esse ainda não é o concurso dos seus sonhos, se possível, citar qual é, se pretende continuar se preparando para alcançar esse objetivo)

Eu acredito que os concursos vêm cada vez sendo mais concorridos. Portanto, é necessário focar muito naquele concurso que você deseja e saber dizer não aos concursos que possivelmente venham tirar o foco do que realmente queremos.

No entanto, há concursos que conseguimos fazer e aproveitar boa parte das disciplinas que já estamos estudando. Esses que o conteúdo programático são bem parecidos, vale muito a pena fazer.

 

Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso em que foi aprovado(a)?

Em relação ao concurso da PC RR, diria que cerca de 6 meses. No entanto, já havia estudado, anteriormente, para Geólogo do IMA/SC, Geólogo da Prefeitura de Santana de Parnaíba; preparações para as quais, em conjunto, havia dedicado cerca de 2 anos.

 

Durante a fase pré-edital, como fazia para manter a disciplina nos estudos?

Estudei bastante em pré-edital. Ter uma preparação antecipada e voltada para o concurso que você quer faz com que sejam preenchidas lacunas e deficiências que nós temos no estudo.

Para manter a disciplina, tive que me conhecer bastante e busquei reavaliar todos os meus hábitos. Qualquer um deles que me afastava dos estudos, eu fui cortando. Da hora que acordava até a hora que dormia, tudo que fazia era programado para não atrapalhar minha carga horária de estudo diário.

Outra coisa que me ajudou muito, foi acompanhar a rotina de atletas de alto nível. A vida dessas pessoas extremamente disciplinadas acaba te motivando a também ser disciplinado.

Nos últimos anos, foram, praticamente, um edital em seguida do outro: TCE-PI, Funsaúde, TCE-ES, TCU, CGU, Secont-ES, TCE-TO, CGE-SC, TCE-ES e TCM-SP.

Hoje em dia, sou mais disciplinado em relação aos estudos e, pessoalmente, algo que me ajudou muito foi conhecer meus hábitos e usar esses hábitos para estudar.

 

Como conheceu o Organiza Concursos?

Conheci o Organiza Concursos pelo Instagram do Professor Maynah. Por gostar de acompanhar os conteúdos dele, certo dia ele comentou sobre o projeto do Organiza Concursos. Na época, vi o depoimento de um dos aprovados e me interessei.

 

A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana anterior à prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?

Na semana anterior à prova, eu dediquei bastante às revisões, às questões disponibilizadas no material do Organiza Concursos e diminuir um pouco a carga de estudo para poder chegar mentalmente mais descansado na prova.

Já na véspera da prova, acordo bem cedo para estudar somente pela manhã, conseguir dá aquela última pincelada em todo conteúdo e, antes do horário do almoço, terminar tudo para descansar o restante do dia.

 

Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?

Erros:

– Não ter contratado antes um serviço para planejar os estudos. Ser assessorado por pessoas que entende tudo que você tá passando e que conseguem potencializar seu rendimento é algo essencial em qualquer preparação.

– Não ter dado desde o início foco ao concurso que eu realmente queria. Mudar o foco do concurso que eu realmente queria fez com que perdesse muito tempo e oportunidades.

Acertos:

– Ter persistido mesmo depois do tempo perdido e das reprovações.

 

O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?

O mais difícil nessa caminhada foi ficar longe das pessoas que amo, não poder tá presente nos momentos familiares ou em alguns outros importantes para os meus amigos. Passar um tempo isolado do convívio social foi o mais difícil.

É natural nos questionarmos se devemos ou não prosseguir na caminhada, se o melhor é desistir. Mas sempre tinha em mente que era a oportunidade que tenho de mudar a minha vida e da minha família.

 

Qual foi sua principal motivação?

Sem dúvidas, a minha principal motivação é pode proporcionar uma vida melhor a minha família. Em segundo lugar, trabalhar no que sempre sonhei é uma motivação muito grande.

 

O que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!

A jornada é longa, árdua, muitas vezes nos questionamos se valerá a pena, mas tenham certeza que todo esforço é válido. A sensação de ver seu nome nos aprovados é indescritível.

Posts recentes

Felipe lamber

Cargo Atual

Engenheiro Civil

Professor de

Engenharia Civil

Formação

  • Bacharel em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Viçosa (UFV)

  • MBA em Gerenciamento de Obras, Qualidade e Desempenho da Construção (IPOG)

  • Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho (UCAM)

Aprovações 

  • Auditor Fiscal de Controle Externo – Área Engenharia Civil – TCE-SC (2022)

  • Auditor do Estado Esp. Engenharia Civil – Secont-ES (2022)

  • Auditor de Controle Interno – Obras Públicas – CGE-CE (2019)

  • Engenheiro Civil – Instituto Federal do Espírito Santo (2019)

  • Engenheiro Civil – Prefeitura de São Paulo (2018)

  • Engenheiro Civil – Prefeitura de Colatina (2017)
    Auditor de Controle Externo Esp. Engenharia Civil – TCE-PA (2016)

  • Engenheiro Civil – Prefeitura de Santa Maria de Jetibá (2016)

  • Engenheiro Civil – Prefeitura de Nova Friburgo (2015)

Sou o Felipe Layber Mota, engenheiro civil formado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), atuante na área privada, bem como no âmbito público há 8 anos. Apaixonado por engenharia civil, dedicarei esforços máximos para auxiliar você a alcançar o cargo público pretendido. No que se refere à experiência com concursos públicos, faço provas desde 2015. Nesse período, participei de 25 certames, os quais resultaram em 19 aprovações. ​ Importante destacar que em 2022 me preparei como aluno do Organiza, e, estudando de maneira comprometida, conseguir ser aprovado nos concursos da Secont-ES e TCE-SC. ​ Aos que me leem, desejo boas-vindas e me coloco a disposição para contribuir como puder para a sua aprovação. Podem contar comigo e vamos para cima!