Entrevista com 17º lugar na Petrobras – Manutenção Elétrica – Gilson de Souza

Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Qual sua idade? De onde você é? Qual sua formação?

Meu nome é Gilson de Sousa, nasci em Valença-Ba e moro atualmente em São Gonçalo dos Campos-Ba. Me formei em Engenharia Elétrica em 2021, pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).

 

O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?

Alguns familiares, como minha mãe, são funcionários públicos e o sucesso deles sempre foi uma inspiração, devido a isso sempre cogitei estudar para concursos. Antes de iniciar o ensino superior “bati na trave” no concurso da Caixa. Quando tinha 17 anos fiz os concursos do Banco do Brasil e Caixa, esse último não fui aprovado devido a uma questão que passei errado para o gabarito. Depois dessa frustração desisti dos concursos públicos e iniciei minha vida acadêmica. Dois meses depois que me formei comecei a trabalhar numa multinacional de alimentos como trainee na área da manutenção, após um ano fui efetivado como Analista de Manutenção e no último mês completei dois anos de empresa, no decorrer desse tempo observei vários profissionais sendo demitidos após vários anos de empresa, pois seu desempenho não estava sendo satisfatório, diante disso passei a refletir que nunca me sentiria seguro na iniciativa privada, pois num determinado dia tudo que fiz poderia não significar mais nada e poderia ser desligado, além disso observei desligamentos apenas por questões políticas, um gestor simplesmente pode desligar o profissional pois deseja outro que seja de sua confiança ou amigo.

 

Durante sua caminhada como concurseiro(a), você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?

Durante minha preparação eu trabalhava, saindo de casa todos os dias as 6h50min para bater o ponto no trabalho as 7h30min, finalizando o turno 17h18min, chegando em casa as 18h. Após tomar banho e jantar iniciava os estudos por volta das 19h30min, encerrando por volta das 23h. Tentei estudar no trabalho durante meu horário de almoço, que tem uma hora de duração, entretanto não tive sucesso, minha rotina é bem corrida no trabalho, então eu tirava esse tempo para descansar, e por vezes não tirava o horário de almoço. Algumas vezes dormi ao chegar em casa e estudei de 3h a 6h, porém tive melhor rendimento estudando a partir de 19h30min.

 

Quantos e em quais concursos já foi aprovado(a)?

Após minha reprovação nos concursos da Caixa e Banco do Brasil em 2014, fiz dois outros concursos sem estudar, então não criei nenhuma expectativa, foram eles PMBA (2018) e Telebras (2022), reprovei nos dois, porém o concurso da Telebras foi muito marcante, pois mesmo sem saber fazer a prova, achei ela fácil e saí com o sentimento de que se eu tivesse feito a mesma prova durante a graduação ou se tivesse estudado, seria aprovado. Enquanto estava na sala, em Brasília, aguardando o horário de início da avaliação, fiz amizade com um rapaz que por coincidência é de uma cidade do interior da Bahia onde passei diversas férias, um ano depois essa pessoa me recomendou o preparatório do Organiza para o concurso da Petrobras.

No fim de 2022 decidi iniciar os estudos para concursos, nesse período fiz duas provas e passei em ambas. São elas:

Corpo de Bombeiros da Bahia – Soldado Militar (2023);

Petrobras – Manutenção Elétrica (2023).

 

Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados?

Fiquei irradiante e gritei comemorando, é um sonho sendo realizado.

 

Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?

Moro sozinho e não saio frequentemente, porém pelo menos uma vez no mês viajo para minha cidade natal, que fica a cerca de 170km, para visitar pais e familiares, além disso de uma a duas vezes no mês minha namorada viaja para passar alguns dias comigo, atualmente ela mora em outra cidade pois me mudei devido ao trabalho.

Durante minha preparação parei de viajar para minha cidade natal e durante todos os finais de semana eu focava 100% no concurso, pois era o tempo que eu tinha disponível para acelerar minha preparação, tendo em vista que o tempo durante a semana era bem restrito. Então abri mão das viagens para minha cidade natal e quando minha namorada vinha me visitava eu ficava durante todo o dia estudando e reservava o período noturno para sua atenção.

 

Você é casado(a)? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro(a)? Se sim, de que forma?

Sou solteiro, sem filhos e moro sozinho.

 

Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior? (Se esse ainda não é o concurso dos seus sonhos, se possível, citar qual é, se pretende continuar se preparando para alcançar esse objetivo)

Vale a pena permanecer estudando para outros concursos, ainda mais agora que percebi que sou capaz. No momento não tenho outro concurso em mente, porém pretendo avaliar as opções disponíveis para seguir com os estudos.

 

Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso em que foi aprovado(a)?

Estudei 2 meses e meio.

 

Durante a fase pré-edital, como fazia para manter a disciplina nos estudos?

Fui surpreendido com o edital do concurso, certo dia no período da manhã abri o Instagram e tinha uma notícia de que o edital havia sido publicado, na sequência entrei em contato com o Organiza Concurso, comprei curso e iniciei os estudos.

 

Como conheceu o Organiza Concursos?

Fui realizar o concurso da Telebras em Brasília no ano de 2022, enquanto aguardava o início da avaliação fiz amizade com um rapaz cuja cidade natal (Paulo Afonso-BA) já passei várias férias e o mesmo se formou na mesma cidade (Aracaju-SE), que morei durante minha graduação, diante dessas coincidências fizemos amizade, passamos a nos seguir no Instagram e meses depois descobri que ele foi aprovado num concurso para professor substituto do IFBA. Quando saiu o edital da Petrobrás procurei esse amigo via Instagram e solicitei recomendações de preparatórios, o mesmo me indicou o Organiza Concurso.

 

A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana anterior à prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?

Mantive o ritmo até uns 2 dias antes das provas, nesses últimos dias fiz poucas revisões e na véspera apenas revisei algumas fórmulas num intervalo curto de tempo.

Fiz a prova em Salvador-BA, a cerca de 100km de onde moro, então viajei no dia anterior e fiquei hospedado num hotel bom e barato de frente para o mar, nele consegui descansar bastante, além disso separei lanche, documento e caneta com antecedência; fiz o planejamento do que faria caso meu veículo quebrasse no trajeto para a prova; e cheguei no local da prova, me sentindo disposto e preparado para realizar o concurso.

 

Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?

Erros:

Ter dado pouca atenção para a matéria de Português;

Não ter estudado durante os meus horários de almoço, apesar de não ser tarefa fácil.

Acertos:

Ter comprado o Curso do Organiza. Sem dúvidas esse foi meu grande diferencial, tudo que estudei caiu, principalmente na parte específica, eu não teria o mesmo rendimento sem o curso.Sempre tive bons resultados em Matemática, então pulei aulas de assuntos já abordados, também pulei vários direcionamentos, se eu tinha confiança no assunto ia direto para as resoluções, e se não me restava nenhuma dúvida não fazia outras aulas daquele mesmo assunto. Na prova errei apenas uma questão de Matemática e a mesma foi anulada.

 

O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?

A dificuldade foi conciliar o trabalho com os estudos. Não é fácil chegar cansado de um dia exaustivo e passar mais 3 horas estudando. Pensei em desistir várias vezes, porém decidi que iria mudar de vida, que nesse ano eu mudaria de emprego e passaria a fazer algo novo, esses pensamentos me fizeram seguir em frente.

 

Qual foi sua principal motivação?

Apesar de não saber se ficarei embarcado ou não, me motivou bastante acreditar que ficarei embarcado, pois assim será possível morar em minha cidade natal.

 

O que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!

Tenho certeza que todos que estão iniciando essa jornada já fizeram provas muito mais difíceis do concurso que pretende e passaram, então essa é só mais uma prova, no entanto era pode transformar a sua vida, acredite, confie em si mesmo, e siga o caminho da vitória, todos que estão nesse caminho carregam os mesmos medos, você não é inferior aos demais.

Posts recentes

Felipe lamber

Cargo Atual

Engenheiro Civil

Professor de

Engenharia Civil

Formação

  • Bacharel em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Viçosa (UFV)

  • MBA em Gerenciamento de Obras, Qualidade e Desempenho da Construção (IPOG)

  • Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho (UCAM)

Aprovações 

  • Auditor Fiscal de Controle Externo – Área Engenharia Civil – TCE-SC (2022)

  • Auditor do Estado Esp. Engenharia Civil – Secont-ES (2022)

  • Auditor de Controle Interno – Obras Públicas – CGE-CE (2019)

  • Engenheiro Civil – Instituto Federal do Espírito Santo (2019)

  • Engenheiro Civil – Prefeitura de São Paulo (2018)

  • Engenheiro Civil – Prefeitura de Colatina (2017)
    Auditor de Controle Externo Esp. Engenharia Civil – TCE-PA (2016)

  • Engenheiro Civil – Prefeitura de Santa Maria de Jetibá (2016)

  • Engenheiro Civil – Prefeitura de Nova Friburgo (2015)

Sou o Felipe Layber Mota, engenheiro civil formado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), atuante na área privada, bem como no âmbito público há 8 anos. Apaixonado por engenharia civil, dedicarei esforços máximos para auxiliar você a alcançar o cargo público pretendido. No que se refere à experiência com concursos públicos, faço provas desde 2015. Nesse período, participei de 25 certames, os quais resultaram em 19 aprovações. ​ Importante destacar que em 2022 me preparei como aluno do Organiza, e, estudando de maneira comprometida, conseguir ser aprovado nos concursos da Secont-ES e TCE-SC. ​ Aos que me leem, desejo boas-vindas e me coloco a disposição para contribuir como puder para a sua aprovação. Podem contar comigo e vamos para cima!