Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Qual sua idade? De onde você é? Qual sua formação?
Meu nome é Rebeca nasci em Curitiba-PR, atualmente moro no Rio de Janeiro. Me formei em Engenharia Eletrônica em 2021, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).
O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Meu pai é militar da Força Aérea Brasileira, então sempre vivi em ambiente militar, e gostava muito, então decidi que também queria ser militar. Logo que me formei tive certeza que queria ser concursada, pois percebi que o mercado de trabalho estava difícil.
Durante sua caminhada como concurseiro(a), você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Durante minha caminhada como concurseira, eu fazia mestrado e estudava para concurso, às vezes era bem difícil, pois ficava bem cansada mentalmente. Mas eu procurava dedicar 6 horas para o mestrado e mais 6h de estudo para concurso.
Quantos e em quais concursos já foi aprovado(a)?
Fui aprovada no CFrm (Curso de Formação), concurso de carreira do Exército Brasileiro para engenheiros formados.
Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados?
Quando eu vi, nem acreditei, fiquei extremamente feliz por finalmente ter conseguido e que iria ter a tão sonhada estabilidade financeira, mas confesso que a ficha foi caindo aos poucos, já que eu ia mudar de cidade e ficar longe dos meus pais, como sou filha única era algo difícil, mas que valeria muito a pena.
Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Eu não saía muito, só quando realmente estava muito estressada, mas no geral ficava estudando em casa e no final de semana eu ia para a igreja.
Você é casado(a)? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro(a)? Se sim, de que forma?
Eu namoro, moro sozinha e não tenho filhos. Meus pais sempre me apoiaram nessa caminhada, inclusive se não fosse o apoio deles, eu não teria conseguido, minha mãe várias vezes me animou quando eu estava pensando em desistir, meu pai também sempre estava me apoiando e contando as experiências dele, já que também já esteve na posição de concurseiro.
Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior? (Se esse ainda não é o concurso dos seus sonhos, se possível, citar qual é, se pretende continuar se preparando para alcançar esse objetivo)
Acho que vale a pena sim, principalmente para treinar o psicológico para a prova. Inicialmente eu estava estudando para a FAB, mas eu queria ser militar e não sabia que o Exército tinha prova para a minha especialidade, um amigo meu me mandou o edital e eu resolvi me inscrever. Porém, quando vi as provas antigas, eu desisti pq achei difícil, e resolvi continuar estudando para a FAB. Como eu achei que não passaria na prova do EB, eu fui muito tranquila realizar as questões, e no final acabei sendo aprovada e estou muito feliz! Então acho que vale a pena sim investir em outros concursos.
Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso em que foi aprovado(a)?
Direcionado mesmo, foi um mês, porém os conteúdos que estudava para a FAB eram os mesmos, com exceção da prova de inglês, então eu pude aproveitar bem os conteúdos, que estudei por 1 ano e meio.
Durante a fase pré-edital, como fazia para manter a disciplina nos estudos?
Era difícil, mas eu tinha uma foto do meu pai no dia da formatura e a miniatura da espada de oficial que ele recebeu em minha estante, essas imagens me motivavam e ajudavam muito a manter a disciplina, pois era algo que eu almejava muito.
Como conheceu o Organiza Concursos?
Conheci pelo Instagram, e conhecia uma pessoa que foi aprovada no EB também que tinha feito o organiza e me falou super bem do cursinho, então eu comecei a pesquisar mais sobre.
A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana anterior à prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Na semana anterior eu buscava revisar os conteúdos, e na véspera eu fazia uma breve revisão geral pela manhã e depois descansava para chegar mentalmente bem para realizar a prova no outro dia.
Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Erros:
– Não ter procurado o organiza desde o início, pois eu perdia muito tempo para realizar questões, quando não entendia, ficava horas em apenas uma tentando entender, isso atrasava bastante meus estudos.
– Não ter me dedicado integralmente aos estudos para concurso, o mestrado era bom, mas eu não recebia bolsa salário, apenas isenção de mensalidade, então acabou ficando pesado para mim.
Acertos:
– Ter persistido até a aprovação chegar.
O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Pra mim o mais difícil era estudar muito e não ter certeza se daria certo, se teria que passar mais um ano dependendo dos meus pais, então já pensei sim em desistir para conseguir um emprego qualquer e receber um salário. O que me fazia seguir em frente eram meus pais sempre me apoiando, e me mostrando que eu merecia algo melhor que os salários que as empresas estavam me oferecendo.
Qual foi sua principal motivação?
Deixar meus pais orgulhosos e ter estabilidade financeira.
O que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Não desista, sei que às vezes parece que tudo está contra você, no ano que passei tive várias experiências amargas que me fizeram questionar se eu realmente passaria um dia, mas passei logo em seguida, então minha dica é: persista, vai valer a pena!